Estudo realizado no Facebook e Twitter revela opinião dos Pernambucanos sobre aumento da violência


A Le Fil realizou, de 1º de março a 12 de abril, um estudo sobre o aumento da violência em Pernambuco. Foram analisadas 700 citações públicas no Facebook e Twitter buscadas a partir dos termos “violência em Pernambuco”, “insegurança em Pernambuco”, “assaltos em Pernambuco” e “Segurança em Pernambuco”. 

Pelo estudo, 69% das menções indicam o temor dos assaltos a ônibus, 15% apontam o medo do aumento do número de homicídios, 8% mostram a preocupação com a insegurança no interior do estado e 8% com o crescimento nos números da violência contra a mulher. Além disso, as citações evidenciam a falta de confiança na capacidade do estado de solucionar o problema e uma mudança de hábitos como forma de prevenção.

O estudo revelou que 81% das citações analisadas atribuem ao governo estadual a culpa pelos números da violência em Pernambuco. Ainda segundo o estudo, apenas 19% das menções culpam o governo federal pela atual situação de insegurança no estado. A análise mostrou ainda a ideia de que, para parte dos internautas, a atual gestão é omissa e não atua na redução das taxas de violência, além de considerar não efetiva a ação do Pacto pela Vida no combate à insegurança.

O que surpreende são os resultados do estudo quanto as soluções apontadas o crescimento da violência. De acordo com 45% das citações, a alternativa mais viável é a legalização do porte de armas, outros 45% acham aceitáveis atos de violência surgidos como resposta aos números da insegurança e apenas 10% acreditam que a valorização da polícia possa ajudar a solucionar o problema.


Foto: Jornal do Commércio

Estudo realizado no Facebook e Twitter revela opinião dos Pernambucanos sobre aumento da violência Estudo realizado no Facebook e Twitter revela opinião dos Pernambucanos sobre aumento da violência Reviewed by Unknown on 20.4.17 Rating: 5